segunda-feira, 10 dezembro 2018

10 dicas para te ajudar a superar o bloqueio criativo

Não venha me dizer que você é o diferentão que nunca passou por um bloqueio criativo, pois todos nós já passamos por uma dessas.

Você está lá, todo empolgado com um novo projeto, mas na hora em que senta para executa-lo todas as suas ideias fogem, a mente pesa e nada do que você faz fica bom. Ou então aquele momento em que você tem que cumprir uma tarefa ou uma meta, fala que não pode passar de hoje, mas no fim das contas nada da certo, sai tudo uma grande porcaria e qualquer um pode fazer melhor que aquilo.
Esse tipo de bloqueio é conhecido como bloqueio criativo e pode acontecer com qualquer trabalho que exija criatividade, seja escrever, desenhar, produzir alguma peça e por aí vai…

Se hoje eu estou escrevendo aqui é porque já passei por isso e se mesmo lendo isso você ainda acha que isso não aconteceu contigo, espere, algum dia irá acontecer. Então pega esse post e guarde com carinho, em algum momento ele irá te ajudar.

O que foi que eu fiz pra atrair o bloqueio criativo?

Já parou pra pensar que mesmo quando você acha que não está “desgastando” o seu cérebro ele está lá trabalhando do mesmo jeito? Então a causa do seu bloquei criativo vai depender muito do que você faz no seu dia a dia, como:

  • Stress;
  • Desconfortos fisiológicos (fome, sono, estar dormindo mal, dor, saúde);
  • Preocupação;
  • Ambiente (o local que você está ou esteve);
  • Falta de foco.

E como eu libero o meu processo criativo então?

bloqueio criativo

Sabendo a causa você vai saber exatamente como lidar com o tipo de bloqueio criativo que está acontecendo com você. E a melhor e mais importante dica é: inspire-se.
A inspiração é um dos meios de se livrar de todas as travas que atrapalham o seu processo criativo e para cada pessoa ela vai funcionar de uma forma diferente então vale o teste para entender como a sua mente trabalha.

#01 – Ouça Música:

Essa é sempre a minha primeira opção. A música serve para estimular e relaxar a mente e o corpo e para os profissionais multitarefas é uma boa opção.

Faça um teste e veja qual o tipo de música te ajuda a enxergar melhor as coisas.

#02 – Assista a um filme:

Filmes que focam em superação e lição de vida costumam ajudar a liberar o processo criativo. Procure filmes que te instiguem e que irão te auxiliar a encontrar o foco que você precisa.

#03 – Durma:

A falta de descanso adequado é um dos maiores motivos de bloqueio criativo. Afinal, meio difícil ter super ideias com a mente cansada, não é?

As vezes seguir uma lista de coisas para “desviar a atenção” ou te ajudar relaxar não vai te ajudar. Dormir é uma boa opção para acordar com a cabeça limpa e te ajudar a voltar 100%. Só não use como desculpa para evitar lidar com o seu bloqueio criativo, isso pode acabar se tornando um problema de produtividade.

#04 – Converse com alguém e compartilhe ideias:

Você pode até não acreditar nessa, mas conversar pode ajudar bastante. Procure alguém para conversar, pode ser alguém mais experiente, alguém que tenha problemas parecidos ou alguém simplesmente para compartilhar as suas ideias. Garanto que essa é uma ótima dica e vale a pena testar!

#05 – Mude!

Não estou falando pra você mudar de casa ou largar o seu trabalho, mas mudar o ambiente no qual você trabalhe. Organize as coisas de forma diferente, use objetos que instiguem a sua criatividade, saia um pouco da rotina. Sair da zona de conforto e trocar nem que seja a posição dos móveis da sua sala, faz com que o seu cérebro comece a entender aquele espaço de maneira diferente. É um jeito de instigar quem estava dormindo a ser mais dinâmico.

#06 – Escreva:

Assim como conversar escrever também uma ótima e obvia dica. Coloque as suas ideias no papel, de maneira desorganizada mesmo. Ver em algo palpável o que a sua mente esta pensando te ajuda a enxergar o que você quer produzir. De simples palavras pode vir aquela grande ideia e te ajudar a organiza-la.

#07 – Leia:

Procure algum livro que te ajude a se sentir mais inspirado ou leia algo mais dinâmico para te ajudar a relaxar.
Aqui no blog tem duas resenhas que você pode ver aqui e aqui e quem sabe se inspirar?

#08 – Referências:

Olhar e pesquisar referências não é copiar, ok? Uma boa ideia quando você está com dificuldade de criação é olhar o trabalho de pessoas que te inspiram. Veja o trabalho de arquitetos, designer, ilustradores… Acompanhe projetos que te inspirem…
Vale até dar uma olhada aqui no site mesmo e ver alguns artistas com trabalhos inspiradores.

#09 – Descanse:

Deixe pra depois, não faça nada, dê tempo ao tempo. Se você esta travado demais, nenhuma dessas dicas vai funcionar, em alguns momentos realmente não tem jeito. Quando já não tem mais jeito e não dá mesmo: dê-se um tempo. Ficar ali martelando não vai ajudar de nada.

#10 – Simule o Resultado:

A última e mais simples, porém não menos importante. Tente enxergar o final, o projeto pronto e o resultado.

Pode parecer uma técnica boba, mas é muito valiosa. Certos projetos só tomam a real proporção quando aplicados e vistos por inteiro.

Espero que as dicas te hoje te ajudem e que você nunca mais tenha bloqueio criativo, ou quando tiver que saiba lidar com eles.
Se você conhece alguma técnica que eu não falei compartilha com a gente. Qual é a técnica que melhor funciona com você?

 

Comentários no Facebook