Sinestesia é a produção de duas ou mais sensações sob a influência de uma só impressão, ou seja é algo que combina percepções de natureza sensorial distintas.
A sinestesia é bem comum em figuras de linguagem como: “cores quentes” (cor está vinculado a visão, enquanto a sensação de calor é percebida através do tato) ou “perfume doce” (onde o perfume é percebido através do olfato e doce pelo paladar).
No design costuma-se focar muito mais em recursos visuais, utilizando a aparência como estímulo, mas porque não utilizar também o tato ou o olfato? Utilizar outros estímulos elevaria a experiência do usuário levando o design a outro nível.
Algumas marcas e artistas já utilizam desse recurso, como a Melissa, que possui um cheiro característico em seus produtos e lojas. Elaborar trabalhos e espaços que pensem nos cinco sentidos e na experiência dos usuários em relação aquele sentido pode modificar a forma como o produto final é visto (ou mesmo sentido).
O projeto “toda imagem tem um som”, desenvolvido pela agência de publicidade DM9DDB, nos passa a ideia de sinestesia através da associação da imagem com um som (visão+audição)
O designer Jinsop Lee (vencedor do TED Talent Search) compartilha em “Design dos cinco sentidos” através de gráficos e exemplos.
Que tal se inspirar com a sinestesia no design e tentar incorporar novas experiências aos seus projetos? 😉