terça-feira, 22 janeiro 2019

A mudança nos rótulos das cervejas

Já repararam o quanto as indústrias vem investindo nos rótulos das cervejas? Não é de assustar tamanha evolução sabendo que o mercado e o mix de produtos cada vez mais vem sendo ampliado e consequentemente a concorrência também.

Pensar que nos primórdios das cervejas não havia tanta “glamourização” ou aquele teor artístico de um “pedaço de papel”, na verdade havia teor artístico sim, compatível com aquela época, claro. Mas além da modernização com o passar dos anos, já parou para pensar porque o mercado cervejeiro passou a investir tanto em seus rótulos?

Como podemos perceber o investimento em design tem sido cada vez mais pesado. As ilustrações são cada vez mais bem elaboradas, as cores bem trabalhadas e o que tornam os rótulos objeto de desejo para incrementar a decoração da sua estante, além de ser um incentivo ao consumo, é claro. Essa linha de cervejas da Bohemia por exemplo, são sensacionais! Quando vi de perto queria levar todas para minha casa pelo simples motivo: que ilustração fo-da! Quero! Detalhe: nem sou tão fã de cerveja assim!

rótulo de cervejas (1)

rótulo de cervejas (2)

rótulo de cervejas (3)

rótulo de cervejas (4)

 

 

 

Com a evolução dos rótulos das cervejas, que cada vez mais luxuosos agregam muito valor ao produto, além de algumas edições limitadas a parte do “são objetos de desejo” é cada vez mais frisada. Não é de se assustar, hoje em dia você chegar ao mercado e encontrar tantas opções. Podemos dizer que aquela velha história de julgar o livro pela capa agora tem um novo conceito, não é mesmo? Veja abaixo alguns modelos inspiradores, bem elaborados e curiosos deste incrível mundo onde design, cores e sabores se encontram e formam uma verdadeira miscelânea de obras de artes. A pergunta que fica é: de onde vem tanta criatividade na hora da criação e como a evolução dos rótulos das cervejas influenciam na hora da sua escolha?

rótulo de cervejas (5)

rótulo de cervejas (6)

rótulo de cervejas (7)

rótulo de cervejas (8)

rótulo de cervejas (9)

rótulo de cervejas (10)

rótulo de cervejas (11)

rótulo de cervejas (12)

rótulo de cervejas (13)

rótulo de cervejas (14)

rótulo de cervejas (15)

rótulo de cervejas (16)

rótulo de cervejas (17)

Um fato é que os rótulos foram se modificando através do tempo a medida que o público alvo da cerveja também estava em constante mutação. Antes uma bebida mais classicista e de maior consumo entre o público adulto, hoje a cerveja é uma opção mais acessível e está crescendo no gosto dos jovens. Os rótulos auxiliam na identificação do público com o produto e são um atrativo a mais para a bebida.

Alguém como eu é fissurado em rótulos e quer guardar todas as garrafas?

Comentários no Facebook