segunda-feira, 27 março 2017

Marcelo Schultz e seus incríveis trabalhos com lettering

Formado em desenho industrial, o curitibano Marcelo Shultz produz incríveis trabalhos visuais com a utilização de lettering, elemento bem marcante no design de suas peças. Seu trabalho se destaca pela complexidade nos letterings, e o uso de texturas realistas que trazem profundidade e diferenciação para os seus projetos.

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Marcelo conta que sua mãe sempre lembra que para ficar quieto era preciso papeis e lápis de cor.
“Eu sou aquela pessoa que todos que me conheceram um dia ao lembrar falam: “Ah, o Marcelo, o carinha dos desenhos”. Eu sempre gostei de desenhar, desde pequeno.”

Marcelo Schultz

Começou desenhando personagens de jogos e super heróis e foi parar no mundo do desenho industrial.

“A faculdade foi uma época difícil, eu morava do outro lado da cidade e acordava quase de madrugada para ir para a aula. Eu quase não consegui terminar a faculdade por motivos financeiros, mas por sorte eu consegui o programa de financiamento estudantil, o que permitiu terminar a faculdade particular, pois foi a única que consegui passar. Nunca fui um bom aluno, sempre tive dificuldades em focar a atenção em coisas que não me interessam. A única matéria que eu ia bem eram as matérias práticas como as de desenhos e etc. Por outro lado, sempre que eu precisava aprender algo que eu não sabia, mas queria muito eu conseguia sozinho. Sempre fui auto-didata. Aprendi os softwares de desenho muitos anos antes de entrar em uma faculdade.”

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Perguntamos ao Marcelo como foi sua introdução no mundo das letras e o momento em que percebeu que o lettering era sua paixão.

“Eu sempre gostei de artes onde a complexidade e o realismo estivessem presentes. Sempre gostei muito de imagens e desenhos construídos no 3D. Mas nunca segui essa linha pois acabaria abandonando a parte manual, artesanal do trabalho. Alguns anos atrás, alguns amigos começaram a criar ilustrações com letras (letterings) para toda semana enviar para um site, onde poderia ser mostrado nele ou não. Então, lembro da correria para criar toda semana algo bacana para postar. Por sorte, alguns dos trabalhos de letterings que fiz caíram no gosto do público, sendo compartilhados mundo a fora. Até que começaram a pipocar pedidos de orçamento de todo lugar.
Até então eu tinha um pequeno escritório de Design corporativo (trabalhávamos em sua maioria com restaurantes, criando logotipos e materiais gráficos), mas o meu lado artesanal estava bem abandonado. Com essa volta ao desenho manual e digital pessoal que foi o lettering, eu percebi que no escritório eu estava parado no tempo, e que não era bem aquilo que eu gostaria de fazer para o resto da vida. Comecei a pegar muitos trabalhos de fora do país o que foi até engraçado pois eu era muito mais conhecido fora do que aqui no Brasil, muitos achavam que eu nem era brasileiro.”

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Marcelo ainda nos conta que seu trabalho parte todo do manual, de esboços… Passando então para um esboço final que será enviado para aprovação para o cliente e daí vai para o meio digital, onde é recriado com Illustrator e Photoshop.

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

O primeiro trabalho feito utilizando a marca Nike como tema (um projeto pessoal) foi o projeto que abriu as portas para que Marcelo trabalhasse com grandes marcas e que tanto o pessoal como o comercial pode ser usado em seu portfólio (fica a dica). Foi daí que surgiu a oportunidade de um trabalho real com a Nike. “Lembro do pessoal da Agência de design da Nike entrar em contato para pedir um orçamento, eu li o e-mail uma 10 vezes para ver se era mesmo deles.”
Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Para ver mais do trabalho de Marcelo Shultz veja o portfólio completo em seu site.

Comentários no Facebook

Seu E-Mail

Enviaremos coisas bacanudas para vocês!