sábado, 22 setembro 2018

Manual do Freela – Resenha Draw

A dica da vez do Resenha Draw são 3 livros que todo designer que gostaria de se aventurar no mundo do freela deveria conhecer.

Os livros “Quanto custa meu design?” do André Beltrão, “Vende-se Design” do Bruno Porto e “Design mundo cão” também do André Beltrão fazem parte da coleção Manual do Freela elaborada pela editora 2AB.
Pra quem não conhece, a editora 2AB é focada em trazer para o mercado livros sobre design para o mercado nacional. A série Manual do Freela é uma espécie de introdução para quem quer trabalhar como freelancer, mas não tem a mínima ideia de por onde começar.

 

Confira a nossa resenha no vídeo 😉

“Quanto custa meu design?” foi escrito pelo André Beltrão e lançado em 2010. O livro aborda temas ligados a preço e valor do trabalho de um designer (que também pode ser utilizado em outras áreas do mercado criativo). Se você não tem ideia de quais são as formas de atuação no mercado, os lucros e a despesas que terá, esse livro é ótimo para você.
André Beltrão explica de modo bem detalhado como resolver dúvidas comuns, como custos fixos e variáveis, o valor da sua hora de trabalho e como trabalhar com contratos e orçamentos. Para aprender sobre como administrar seu trabalho, tempo e dinheiro esse é o livro.

“Vende-se design” foi escrito pelo Bruno Porto e lançado em 2011. É um livro que aborda algo que muitos profissionais criativos procrastinam e só elaboram na hora do aperto: portfólio. Esse volume fala um pouco sobre autopromoção e portfólio, dando dicas para estruturação e conteúdo. É um livro que aborda outras temáticas relevantes sobre a lógica do “quem não é visto, não é lembrado”, falando um pouco sobre networking, tipos de portfólio de acordo com o objetivo e feedback.

“Design mundo cão”, também escrito por André Beltrão é um livro de crônicas, que deixa a série “Manual do freela” um pouco mais leve. André Beltrão conta neste livro diversas roubadas que já se meteu nessa profissão e dá dicas de como escapar de algumas.

Se você quer começar no mundo do freela e não faz ideia de por onde começar essa super série de livros podem te ajudar bastante.

Comentários no Facebook