segunda-feira, 10 dezembro 2018

Conheça e inspire-se com o Tactile Design

Ainda não ouviu falar do Tactile Design? Já falamos bastante sobre alguns métodos do Tactile Design, um deles é o paper work (que utiliza o papel como principal matéria prima para a concepção dos projetos), dessa vez vamos  focar no Tactile Design e enche-los de inspirações.

O que é o Tactile Design?

O Tactile Design, como o próprio nome diz é um design que te faz sair do meio online e ir para a produção tátil, através do famoso “mão na massa”. É um projeto artesanal que envolve técnicas de trabalhos manuais, como recorte, colagens, costura, dobraduras misturando técnicas, materiais e até estampas.

Esse tipo de trabalho gera um produto único, autentico e exclusivo. A “falta de regularidade” caraterística do processo do Tactile Design proporciona um charme a mais. Todo o projeto é um estimulo a criatividade, a noção de espaço e mistura de elementos. Mesmo tendo como resultado final uma peça “chapada”, o trabalho mantém a essência do trabalho tridimensional. Mostrando formas, espaço e volume.
Apesar do processo visar mais técnicas manuais, algumas peças tem seu resultado através do meio digital. Seja como pós produção, na busca por efeitos específicos ou simplesmente para a criação do formato final.

Separamos alguns trabalhos para lhe inspirar. 😉

Tactile Design

Shotopop

Tactile Design

Bomboland

Tactile Design

John Ed De Vera

Noelia Lozano

Tactile Design

Siang Ching

Tactile Design

Rafa Miqueleto

Tactile Design

Snask

Tactile Design

Davide Falzone

Tactile Design

Bia Sanches

Inspirador, não? O que acharam da técnica? Essa vertente do design nos tira da zona de conforto e proporciona um novo olhar para os métodos de concepção. Vale a pena conferir mais trabalhos de designer e artistas que utilizam esta técnica como o Rafa Miqueleto, o Carlos Meira e o João Paulo Lopes.

Comentários no Facebook