Ainda não ouviu falar do Tactile Design? Já falamos bastante sobre alguns métodos do Tactile Design, um deles é o paper work (que utiliza o papel como principal matéria prima para a concepção dos projetos), dessa vez vamos focar no Tactile Design e enche-los de inspirações.
O que é o Tactile Design?
O Tactile Design, como o próprio nome diz é um design que te faz sair do meio online e ir para a produção tátil, através do famoso “mão na massa”. É um projeto artesanal que envolve técnicas de trabalhos manuais, como recorte, colagens, costura, dobraduras misturando técnicas, materiais e até estampas.
Esse tipo de trabalho gera um produto único, autentico e exclusivo. A “falta de regularidade” caraterística do processo do Tactile Design proporciona um charme a mais. Todo o projeto é um estimulo a criatividade, a noção de espaço e mistura de elementos. Mesmo tendo como resultado final uma peça “chapada”, o trabalho mantém a essência do trabalho tridimensional. Mostrando formas, espaço e volume.
Apesar do processo visar mais técnicas manuais, algumas peças tem seu resultado através do meio digital. Seja como pós produção, na busca por efeitos específicos ou simplesmente para a criação do formato final.
Separamos alguns trabalhos para lhe inspirar. 😉
Inspirador, não? O que acharam da técnica? Essa vertente do design nos tira da zona de conforto e proporciona um novo olhar para os métodos de concepção. Vale a pena conferir mais trabalhos de designer e artistas que utilizam esta técnica como o Rafa Miqueleto, o Carlos Meira e o João Paulo Lopes.
Pingback: O design tátil desenvolvido por Charlotte Smith - Draw