segunda-feira, 10 dezembro 2018

Projeto de arte urbana cria Impressão têxtil na rua

Raubdruckerin é um projeto de arte urbana criado em Berlim que busca criar produtos com estampas e padrões produzidos na rua, em tampas de bueiros e outros elementos da cidade, criando uma espécie de máquina de impressão têxtil nas ruas.

impressão têxtil

O projeto uniu quatro artistas alemães que transformaram elementos urbanos em “impressoras” transferindo texturas da cidade e transformando-as em produtos. O projeto já passou por algumas cidades como Berlim, Lisboa, Amsterdam e Paris. Cada peça é única e possui um valor ligado a memória do local onde a mesma foi produzida.

impressão têxtil

impressão têxtil
Utilizando principalmente tampas de ferro fundido como ferramenta de impressão têxtil, o resultado mostra a diversidade, criatividade e a integração promovida pela interação entre a cidade e as pessoas. As principais “estampas” são produzidas justamente por espaços “negligenciados” da cidade, como boeiros e grades.

 

 

 

Além de utilizar superfícies existentes, e com isso poupar meios industriais, um dos objetivos do projeto é aproximar as pessoas do meio urbano, abrindo um novo leque de possibilidades para os mais diferentes locais da cidade.

impressão têxtil

impressão têxtil

impressão têxtil

Para saber mais do projeto e ver alguns produtos é só ir até o site deles, onde também dá para comprar os produtos. O que acharam da iniciativa? 😉

Comentários no Facebook