Talentoso técnico em comunicação visual e designer, o paulista de 22 anos, Luiz Escañuela cria incríveis ilustrações hiper-realistas. Apesar de gostar de design, Luiz Escañuela conta que criou um laço mais forte com os desenhos na faculdade e começou a aperfeiçoar sua técnica e buscar referências no hiper-realismo pelo lápis de cor, grafite e a desconstrução da aquarela.

Gabriel García Marquez – Grafite e Carvão

O Curioso Caso de Benjamin Button | Aquarela, lápis de cor e giz pastel seco
Ilustrações hiper-realistas de Luiz Escañuela
Hiper-realismo é uma técnica de pintura, escultura e ilustração que busca realçar detalhes tendo como resultado uma composição semelhante a fotografia de alta resolução.
O processo das ilustrações hiper-realistas criadas por Luiz Escañuela parte de filmes e artistas de que o designer gosta. As imagens são abertas no Photoshop para reconhecer o máximo de detalhes possíveis ampliando e reduzindo a imagem. A partir do “reconhecimento da imagem” e dos seus detalhes o designer parte para o primeiro esboço, feito nos mínimos detalhes, normalmente de 5 a 5 centímetros.

Alan Rickman como Severo Snape, em lápis de cor.

Alan Rickman como Severo Snape, em lápis de cor.

Ian McKellen em lápis de cor.

Ian McKellen em lápis de cor.
Por se tratar de uma técnica que busca a representação rica de detalhes para alcançar o resultado desejado, as ilustrações hiper-realistas nascem a partir de fotos, captando sempre o maior número de detalhes possíveis.
Apesar de já ter feito tentativas de ilustrações por meio do digital, os trabalhos de Luiz Escañuela são sempre feitos a partir de técnicas de ilustração manual.
“Nos coloridos sempre dou uma primeira base em aquarela. Depois parto para o lápis de cor ou o pastel seco, sempre utilizando esfuminhos para fazer a fusão de cores e tons. Nos desenhos preto e branco geralmente só utilizo lápis grafite e esfuminho, mas vez ou outra uso uma posca branca para dar alguns detalhes.”

Lápis de Cor.

Lápis Grafite.
As ilustrações hiper-realistas abriram espaço para o designer aventurar-se ainda mais no universo artístico. Atualmente Luiz Escañuela tem focado seus estudos como artista. “Estou aumentando minha habilidade em tinta óleo e procurando criar poéticas autorais para novas séries, todas em óleo, em quadros bem maiores do que os desenhos antigos.”

Símio
Luiz já lançou uma série autoral chamada “Símio” que ficou exposta no Museu Belas Artes de São Paulo.
Quer conhecer mais trabalhos incríveis do artista Luiz Escañuela? Acompanhe sua página no Facebook.