segunda-feira, 10 dezembro 2018

Os traços encantadores de Giovana Medeiros

Designer de moda de Criciúma – Santa Catarina, Giovana Medeiros teve sua introdução no universo da ilustração como uma “brincadeira” entre irmãs. A ilustradora conta que a atividade favorita delas era assistir desenhos na TV, ler gibis e tentar desenhar os personagens.

Conversamos um pouco com a Giovana Medeiros e ela compartilhou com a gente um pouco do seu trabalho, inspirações e evolução. Confira um pouco mais do trabalho dessa incrível ilustradora.

Giovana Medeiros

A ilustradora conta que suas inspirações vão mudando de acordo com suas experiências e que o tema comum em suas ilustrações são pessoas e personagens.

“Eu gosto de temas fantásticos, e ainda uso muito como inspiração contos de fadas, e o universo infantil. Por muito tempo eu gostava de usar séries e filmes como referência, mas hoje em dia tenho me distanciado um pouco, e deve ser porque estou vivendo um momento diferente, tenho viajado bastante, conhecido mais “mundo real”, pessoas e paisagens.”

Giovana Medeiros

A designer de moda trabalhou por um tempo com estampas, mas foi na Irlanda (onde morou para estudar inglês) é que decidiu fazer um curso técnico de ilustração.

“Nessa época que apareceram meus primeiros freelas mais sérios. Quando terminei o curso, voltei para Criciúma e virei ilustradora freelancer “tempo integral”. Ser freelancer envolve uma série de instabilidades que honestamente, às vezes pesam demais. Apesar disso, eu tenho tido bastante sorte com meu trabalho, e hoje em dia tem permitido levar uma vida legal, e meio nômade. Então lidar com isso tudo, e ter que continuar evoluindo artisticamente são minhas constantes dificuldades. A parte boa é que eu gosto do trabalho, e ver um projeto concluído, e começar a ser reconhecido são um estímulo para continuar trabalhando, e desenhando.”

Giovana Medeiros

Giovana Medeiros

Giovana Medeiros

Pedimos a Giovana para compartilhar conosco um pouco do seu processo criativo.

“Quando eu tenho um briefing, ou uma ideia específica que eu quero ilustrar, eu começo rabiscando toscamente ideias de composição, fazendo “thumbnails” (desenhos pequenos demarcando a cena). A partir disso, começo a refinar, escolho a composição e desenho ela escala maior –  geralmente faço isso tudo no papel mesmo. Dependendo do desenho eu faço uns 3 rascunhos (desenho um, depois faço uma outra versão com mais detalhes) num mundo ideal, eu deixo o rascunho bem detalhado antes de partir para o computador. Quando estou satisfeita com o rascunho, eu escaneio, e passo para o photoshop. Dependendo da ilustra eu faço um thumbnail para definir as cores – que na verdade é para demarcar onde serão as cores mais claras/mais escuras/ mais vibrantes etc, mas mais para definir o clima que eu quero dar. A partir disso, eu faço as cores no photoshop – geralmente eu faço os formatos chapados de todo desenho, e depois vou adicionando as sombras e texturas. Eu uso muito os brushes do Kyle T Webster.”

A ilustradora conta que suas principais inspirações atualmente são referências da vida real. “Eu tento manter um sketchbook, e desenho por aí. Muitas vezes eu nem gosto dos desenhos que saem, mas essa história de desenhar rapidinho sem pressão, ajudam bastante a pegar nuances mais especiais das pessoas, ou ter ideias para cenas.”

Uma outra dica da Giovana Medeiros é o Pinterest (segue a gente por também).

Giovana Medeiros

O portfólio da Giovana conta com alguns trabalhos da ilustradora com livros. Perguntamos de algum projeto tem um espaço especial em seu coração e ela nos contou que um projeto que marcou sua carreira foi o Chronicle Books, ele foi o primeiro projeto grande desenvolvido por ela, ao total foram desenvolvidos 26 personagens. Confira aqui.

Giovana Medeiros

Giovana Medeiros

Além o primeiro livro da Bruna Vieira, blogueira do Depois dos Quinze (confira nossa entrevista com a Bruna aqui), também foi ilustrada pelas mãos da Giovana.

“Meu estilo mudou muito desde então, mas foi a primeira capa de livro que fiz, e foi muito especial fazer a capa do primeiro livro dela que é uma pessoa que admiro bastante – e esse trabalho abriu varias portas para mim.”

Giovana Medeiros

Para finalizar, perguntamos se a Giovana teria alguma dica que gostaria de compartilhar com quem está começando ou se ela gostaria de divulgar algum projeto e a resposta da ilustradora foi tão encantadora quanto suas ilustrações.

“Honestamente, eu tenho usado a internet como forma de divulgar meu trabalho faz muitos anos, mesmo antes de eu considerar meu trabalho “trabalho” de verdade. Eu usei fotolog, orkut, flickr etc. E na verdade o que eu ganhei de mais precioso, foram as pessoas que fui conhecendo, e migrando junto comigo nas próximas redes, que me ajudaram MUITO a crescer profissionalmente. Então eu diria, divulguem seus projetos onlines, mas aproveitem a internet como forma de conectar com as pessoas que estão fazendo a mesma coisa. Porque é uma carreira complexa, mas cheia de pessoas maravilhosas.”
Uma dica maravilhosa. <3

Conheça mais do trabalho  da Giovana Medeiro em seu site.

Todas as imagens foram retiradas do site da ilustradora Giovana Medeiros.

Comentários no Facebook