Muita gente adora abusar e promover diversas combinações de cores. Já parou para pensar como as cores afetam a legibilidade de uma peça publicitária, de um outdoor ou até mesmo em um livro? Pois é! Se você quer entender um pouco mais para não errar, vale a pena conferir até o final. 😉
Como as cores afetam a legibilidade
As cores modificam a nossa forma de leitura podendo diminuir a visibilidade das letras, distrair o leitor e até mesmo prejudicar o uso da visão na leitura, no caso de contraste invertido (letras claras sobre fundo escuro). Já parou para pensar nas cores das placas de trânsito e o porque das cores usadas? Existe um motivo especifico para que elas sejam de determinada forma, e por isso resolvemos falar um pouquinho sobre isso.
É possível perceber como as cores afetam a legibilidade através de tons. Existe uma preferência por textos de cores escuras sobre fundo claros, e que quanto mais claro o fundo e mais escura a cor, melhor é a compreensão do texto. Por isso, em modelos tradicionais de livros vemos o preto sobre um fundo claro.
Até mesmo a velocidade de leitura tem reduções significativas em certas combinações de cores. De um modo geral ela não é prejudicada com até 70% de contraste de brilho entre a cor do texto e do fundo.
O livro Graphic Presentation, de Willard Cope Brinton é um “livro de cabeceira” que explica quase tudo sobre visualização de apresentaçõe, desde gráficos e tabelas e até mesmo papeis. Um dos infográficos presentes no livro explica de forma bem tranquila sobre a legibilidade da cor e como ela funciona com algumas outras combinações de cores e em padrões monocromáticos, desta forma entendemos o destaque entre as cores até mesmo entre pessoas daltônicas.
Um exemplo claro da aplicação do trabalho de Willard Cope Brinton, os símbolos de perigo clássicos , ou placas de rua usam as combinações de cores mais visíveis definidas neste gráfico. Ainda é possível ver o modo como as combinações mudam ao olhar de pessoas com daltonismo, como, por exemplo, o vermelho sobre um fundo verde e vice-versa tornam-se completamente ilegíveis.
No Archive.org da para ler o livro completo.
Legibilidade das cores na web
Na área de web, por exemplo, devemos também observar as cores utilizadas em links e títulos. A escolha de uma escala cromática e sua utilização em todo o site cria uma identidade visual para o usuário. Assim como aqui no blog apresentamos uma paleta de cores que remete a cor da logo.
Links devem possuir diferenciação entre os vistos dos ainda não vistos. Evitando que o usuário se sinta perdido e prejudicando a navegação.
Os títulos em diferentes cores podem até mesmo contribuir na diferenciação dos assuntos.
Conclusão
Crie sempre pensando no seu produto final, bem como o ambiente e quem será o seu público. Um outdoor exige uma leitura rápida e algumas vezes em circunstancias nada ideais para leitura. Já em um site, a maioria das pessoas passam rapidamente procurando o conteúdo que querem. Em uma revista o que chama mais atenção: grandes caixas de texto ou texto sendo “quebrado” por imagens, espaço de descanso e cores? Em qualquer formato a legibilidade é essencial.
Pingback: As paletas de cores e o clima dos filmes - Draw