Durante a programação da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes vários trabalhos foram expostos e um desses trabalhos que merece destaque é a exposição “Memórias de um abrigo”, uma iniciativa e realização da Universo Produção que faz parte do projeto “Mostra Valores” que busca a valorização das pessoas e ações que fazem a diferença.
A instalação era constituída por painéis fotográficos que retratavam a memória de alguns moradores do Abrigo Tiradentes mostrando a vivência e sabedoria dos idosos. A instituição vive de doações e neste ano comemora 61 anos.
As fotografias ficaram expostas durante todo o evento no Largo das Forras, a praça principal da cidade de Tiradentes. Cada fotografia esta associada a memória de um dos moradores, que é acompanhada por um pequeno trecho contando uma memória ou um pouco da história daquele morador.
Além de três painéis explicativos sobre a instituição e proposta da exposição, conta com 12 fotos de atuais moradores do Abrigo Tiradentes com descrições sobre suas origens, a chegada no abrigo e particularidades que fazem cada membro especial.
Ao fim da Mostra de Cinema de Tiradentes, foi exibido um curta produzido durante o evento no abrigo desenvolvido pela Universo Produção em parceria com a Macaca Filmes.
Toda a exposição conta com um toque de sensibilidade incrível. As fotografias e os textos possuem grande expressividade que nos faz viajar nas memórias dos idosos que estão ali nos contando suas histórias.
A iniciativa da a oportunidade de mais pessoas conhecerem a realidade daquele local e de pensarem um pouco mais nos idosos e o quanto os bens materiais são passageiros e o que fica são realmente as memórias.
O impacto visual causado pelas imagens e o texto é um estimulo a um novo olhar e um incentivo ao respeito aos idosos. É um estimulo ao carinho e ao cuidado as pessoas que amamos. É preciso ressaltar que, nem só de doações um ambiente desses vive, é preciso doar zelo, amor, tempo e atenção. E toda essa trajetória desses idosos e suas memórias estão agora eternizadas em filme.