segunda-feira, 27 março 2017

Canal de comunicação: escolhendo o ideal para sua estratégia

As ações em comunicação tem como objetivo o aumento do share of mind (lembrança na mente dos consumidores), por isso é importante entender que as estratégias começam muito antes dos layouts produzidos em programas de edição. Na hora de se transmitir uma mensagem, o canal de comunicação é essencial para que o objetivo final seja alcançado, afinal, cada meio pode atingir a públicos alvos diferentes.

Mas o que é um canal de comunicação? Ele é um instrumento ou a forma de conteúdo que é utilizado para realizar a comunicação.

canal de comunicação
Imagem: Shutterstock

Antes mesmo de escolher quais os canais certos para utilizar em sua estratégia, entenda que todo contato com o público auxilia na construção de uma marca. Isso significa que não apenas os canais de mídia são responsáveis por isto, mas também o público interno que, pode ou não,  ter contato direto com o cliente final ou parceiros.

Existem diversos meios comunicacionais, como a televisão, os jornais, a revista… As pessoas são cada vez mais multicanais, consumindo informações diversas em meios diferentes. A dificuldade está em saber escolher os meios de comunicação mais adequados, pois são muito influentes na comunicação com o público alvo. Uma escolha errada pode resultar em perda de oportunidades, investimentos desnecessários e o retorno esperado não é atingido.

Como devo escolher o canal de comunicação e quais critérios influenciam a escolha?

O alcance, a forma de distribuição e a natureza são os primeiros critérios que devem influenciar na escolha do canal de comunicação. Conhecer o seu público alvo e o seu perfil são pontos fundamentais, assim como a característica da mensagem, se ela é de natureza formal ou informal. Partindo desse ponto é importante pesquisar a concorrência e canais que são pouco explorados por eles.

A pesquisa é uma das partes mais importantes na comunicação estratégica, se falta atenção ou desconsiderar essa etapa, todo o resto poderá ser comprometido.
É necessário alinhar o conteúdo que será trabalhado independente do canal. Demonstrando consistência nas informações. A consistência do conteúdo não quer dizer repetição, e sim adequar o discurso mesma estratégia.

Alguns canais

As opções são muitas, porém é necessário alinhar qual é o melhor canal para trabalhar com a mídia desenvolvida e o público que pretende atingir. Não é porque todo mundo está no Facebook que você deverá estar por lá também.

Site Institucional: Esse tipo de canal funciona como um endereço dentro na internet. É uma forma inicial de contato de uma marca na internet, mas também pode ser o ponto de muitas ações promocionais.
É uma especie de cartão visitas na internet, nele fala um pouco sobre a marca, o que ela desenvolve, como ela pode encontra-lo e o tipo de problema que a marca poderá ajudar a resolver.

Mídias Sociais: Um dos grandes destaques dos últimos anos são as mídias sociais. Facebook, instagram, twitter, entre outros tem sido grandes canais de relacionamento que proporcionam a humanização da marca e contato com consumidores. Apesar de diversos formatos e opções, é preciso avaliar qual é a melhor para atingir o objetivo desejado.

Atendimento ao Cliente: O SAC é um ótimo canal de comunicação, seja por telefone, email ou chat, é uma estratégia extremamente eficiente.

Como escolher o canal de comunicação

Para definir o melhor canal que irá acrescentar a sua estratégia é preciso conhecer a natureza do canal e o perfil do público que você pretende atingir.
Deixamos algumas perguntas que irão te auxiliar a conhecer mais sobre o seu público:
» O que eles buscam?
» Como consomem informações?
» O que ela espera de uma marca?
» Quais experiências a sua marca poderá criar?

A partir daí liste quais canais vão trabalhar melhor com o seu público, uma definição clara sobre eles e o que cada um poderá acrescentar irá ajudar na hora da escolha. Contextualize a mensagem, formatos e o público alvo que será mais adequado para aquele canal e qual acrescentará mais a longo prazo.

Utilize de toda a coleta de dados, esteja em constante contato com o seu público alvo para que o canal escolhido traga resultados reais.

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