Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

timelapse

Entendendo o timelapse e o hyperlapse

119

Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre o mundo audiovisual e suas facetas, nada melhor do que falar sobre esses “irmãos” que vivem em conflitos, certo? O timelapse e o hyperlapse

Muitas pessoas acham que, eles são a mesma coisa, mas é aquela velha história, parece mas não é! Mas então qual a diferença entre eles? É bem simples, um é composto por uma sequência de fotografias (o que lembra muito o stop motion – aproveitando do raio gourmetizador o time-lapse é o stop motion gourmet? Não! Ainda possuem diferenças) e o outro é um vídeo feito a partir do movimento do outro. Tá confuso? Vamos descomplicar agora então!

O time-lapse é um formato de vídeo onde reúne-se diversas fotografias sequenciais e geram um efeito de passagem de tempo de forma acelerada, este efeito dispensa detalhes que ocorreram entre as produções das fotos que compõe o vídeo final. Ao pé da letra time-lapse é nada mais nada mesmo que “lapso do tempo”. Mas como assim? Como é feito esse lapso? Para entender melhor como o funcionamento do lapso pense a seguinte situação: Você esqueceu um compromisso que havia marcado, logo, você teve um “lapso de memória”. O princípio básico do timelapse é o mesmo. A câmera não está em atividade todo tempo, mas sim programada para fazer as fotografias de tempos em tempos, é como se ela tivesse tido um esquecimento entre as situações que ocorreram entre uma foto e outra.  Exemplificando melhor, digamos que tecnicamente e matematicamente falando a câmera foi programada para tirar uma foto por hora, pense a situação na qual você passa o dia todo fotografando, no final você terá um total de 24 fotos, certo? A frequência ideal para a criação de um filme é em 24 fps (quadros por segundo), numa matemática básica, você precisaria de 24 fotos para resumir “o giro” de um dia inteiro em 1 segundo. Agora se você quer fazer um filme de 10 segundos com essa mesma ideia, seriam 10 dias fotografando e assim sucessivamente.

A cargo de aplicativos que é o que a maioria das pessoas utilizam ultimamente para fazer seus vídeos com estes efeitos, a Microsoft lançou (relativamente recentemente) que se chama Microsoft Hyperlapse disponível para Android, Windows Phone e Windows gratuitamente, apesar da familiaridade com o Hyperlapse do Instagram, existem diferenças a serem notadas bem como a disponibilidade do efeito de time-lapse para vídeos capturados recentemente como também antigos que estejam na galeria.

Uma atenção especial a esse time-lapse feito Marco Antonio de Avila no CEAGESP em São Paulo.

Esse time-lapse produzido pela Tertúlia Fotografia de Bauru em miniatura é apaixonante!


Enquanto o hyperlapse ao grosso modo falando é o vídeo do time-lapse. What? Para esclarecer essa dúvida digamos que é o vídeo do time-lapse reposicionado (movimentado) por uma determinada distância enquanto é feita a filmagem. Ainda está confuso? Vamos descomplicar. O hyperlapse podem sofrer variações em sua confecção. Como assim? Não existe uma obrigatoriedade em estar sempre em movimento para fazer os vídeos para que ele seja considerado hyperlapse, para ainda mais ideia de movimento você pode intercalar em uma imagem estática (como no time-lapse) e fazer alguns movimentos que resultará em um efeito interessante. Uma das características do hyperlapse é a possibilidade de aceleramento do vídeo, quem possui o aplicativo do Instagram Hyperlapse sabe bem do que estamos falando, para você gravar em torno de 10 segundos de um hyperlapse acelerado você precisa ter de conteúdo “normal” cerca de 1min de filme. Outra característica a ser levantada neste estilo são as possiblidades da mesclagem entre o vídeo acelerado e o em sua frequência normal de 24fps (quadros por segundo).

A cargo de aplicativos o mais conhecido é o Instagram Hyperlapse lançado em 2014 e concorrente direto com o Microsoft, bem como também exclusividade do sistema operacional iOs. Este aplicativo possibilita uma melhor estabilização entre os lapses criados e também a sensação de você estar utilizando um equipamento cinematográfico para brincar com seu smartphone.

View this post on Instagram

Dubai Fountain Hyperlapse

A post shared by Michael ˗ˋˏMaccaˎˊ˗ McKelvaney (@mckelvaney) on

https://instagram.com/p/sK0RkhjFWq/

View this post on Instagram

#hyperlapse #timelapse #angali #folegandros

A post shared by George (@geoveni) on

 

Enfim para concluirmos, as diferenças basicamente são:

– No time-lapse o vídeo tem como base a fotografia sequencial.

– No hyperlapse o vídeo tem maior possiblidade de movimentação de câmera devido a sua fácil movimentação.
Neste vídeo é mostrado claramente as características de cada um destes estilos:

Se você tiver algo para adicionar a este post, deixe seu comentário aí embaixo! 🙂

Até a próxima!

 

Quer ser mais criativo? Deixe seu e-mail conosco.

Sobre

Publicitária apaixonada por cores, música, tattoo, viagem e design, MUITO design! Idealizou e resolveu dar asas ao projeto que tinha que sair da mente, a "Draw Their Ideas", que hoje é carinhosamente conhecida como Draw.

Seja ainda mais criativo!
Deixe seu e-mail conosco.

You don't have permission to register