segunda-feira, 10 dezembro 2018

As paletas de cores e o clima dos filmes

Já fizemos várias matérias por aqui falando sobre a importância das cores, dicas de composição de paletas de cores e como as composições afetam a forma que vemos e lemos imagens e e placas.

Veja: Como as cores afetam na legibilidade
Veja: O mundo de cores da Material Pallete

As paletas de cores são de extrema importância também para a harmonização de uma cena. Escolher a cor certa pode te ajudar na mensagem que você pretende passar, as cores são capazes de transmitir climas, emoções ou até mesmo serem elemento central da narrativa de obras e histórias.

A base da teoria das cores sugere que cores e tons são capazes de influenciar diretamente certas emoções e assim também funciona dentro da teoria audiovisual. Nos filmes, as cores são utilizadas para criar sensações, envolver os espectadores na trama, gerar expectativa para as cenas e contextualizar a história.

Em Breaking Bad, as cores tem suas funções determinadas desde o inicio da série. Em uma enciclopédia feita por fãs podemos ver os personagens associados a certa paleta de cores.

Em Harry Potter a paleta de cores vai ganhando tons mais frios na medida em que a história vai se tornando mais sombria, como nos momentos de ápice dos filmes.

 

paleta de cores

O perfil no twitter, Cinema Palletes, cria paleta de cores de filmes/cenas favoritas de seu criador. Através das imagens é fácil ver sobre a influencia das cores nas cenas dos filmes.

paletas de cores

A paleta de cores em tons pasteis do filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças sugere a ideia de nostalgia e memórias.

paletas de cores

O Show de Truman, com sua paleta em tons azuis, gera a sensação de serenidade auxiliando ao expectador se envolver na trama principal do filme.

paletas de cores

Procurando Dory.

paletas de cores

As cores fortes da paleta de cores do filme Alice no País das Maravilhas envolve o espectador nas ações sempre recorrentes.

paletas de cores

A Teoria de Tudo.

Mais imagens do Cinema Palletes da pra conferir aqui . Também dá pra descobrir mais sobre a paleta de cores e filmes por aqui.

Comentários no Facebook