Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

InkTober 2016

As inspirações do InkTober 2016

53

O InkTober 2016 acabou na semana passada e já deixou muita gente com saudade, por isso resolvemos compartilhar alguns trabalhos bem legais que acompanhamos neste ano.

Não sabe o que é o InkTober?

InkTober é um desafio que foi proposto pelo ilustrador Jake Parker, em que quem quiser participar deverá fazer 31 desenhos durante o mês de outubro, ou seja, uma ilustração por dia. O objetivo do desafio é que o participante melhore suas técnicas e habilidades de desenho exercitando diariamente.

Jake Parker começou o desafio em 2009 e desde então tem feito anualmente. Em seu site é possível ver todos os desenhos feito pelo ilustrador durante esse anos e acompanhar um pouco da evolução. Parker define um tema para cada dia do desafio, que você pode ou não acompanhar.

As inspirações do InkTober 2016

Particularmente, a “movimentação” de diversos artistas participando do InkTober é muito inspiradora e esse ano conseguimos acompanhar bastante artistas brasileiros. Reunimos algumas inspirações que acompanhamos, confira. 😉

Lidiane Dutra

A Lidiane é ilustradora do Rio Grande de Sul e fez o seu “LidTober” retratando imagens femininas. Todos as suas ilustrações foram feitas em um sketchbook A6, com caneta nanquim e marcadores.

InkTober 2016

A ilustradora participa do desafio a três anos, mas contou que esse ano foi especial, pois a ajudou na organização e a superar a ansiedade.

“Para dar conta do desafio, precisei organizar meu tempo, procurar referências com antecedência, checar se o material estava ok e ter comprometimento em postar todos os dias (inclusive, houve um temporal na cidade e fiquei dois dias postando via 3G).”

InkTober 2016

Você pode ver todas as ilustrações da Lidiane Dutra durante o InkTober 2016 em seu Behance.

Leonardo Calça

O designer de Tubarão em Santa Catarina resolveu participar pela primeira vez do InkTober esse ano e conta que a sua experiência foi bem legal e aprendeu bastante em cada desenho.

“Nos primeiros desenhos eu sempre tinha aquele medo de estragar o desenho na hora da tinta, de estragar todo o processo, mas mais pra frente eu fui vendo que eu não estava ali pra criar uma arte final incrível todo dia, eu estava nessa pra aprender mais e aproveitar esse desafio pra treinar todo dia.”

InkTober 2016

“A ideia de fazer os animais criminosos foi totalmente ao acaso, eu tinha feito o primeiro (a coruja mafiosa) e umas pessoas comentaram que gostaram da ideia, no dia seguinte repeti com um animal diferente e aí me pediram pra continuar com o tema. Foi bem legal pensar nas variações e em como os animais podiam estar naquele cenário.”

InkTober 2016

Confira mais do InkTober do Leonardo Calça em seu Behance.

Cora Ottoni

Cora conta que apesar do ano passado mesmo sem tema, acabou não conseguindo completar o desafio. Esse ano ela decidiu por fazer suas ilustrações no estilo cartum, fazendo então uma tirinha/cartum/quadrinho por dia.
Apesar das dúvidas e do receio de acabar desistindo no meio do desafio novamente Cora continuou a compartilhar o seu trabalho e os feedbacks (em seu Instagram, página do Facebook e em grupos de ilustração) a fizeram continuar.

InkTober 2016

“Até então estava fazendo o InkTober pra mim – uma brincadeira em outubro, mas depois percebi que não era só pra mim aquilo, eu tratei de assuntos relacionados a ilustração, ao trabalho de ilustrador, ao desenho em si, e as ansiedades e preocupações que um profissional da área passa, então já não era pra eu guardar aquilo só pra mim. E era pra eu continuar fazendo.”

InkTober 2016

“Eu achei que continuar no mesmo estilo que estou acostumada a fazer, com uma personagem que desenho quase todo dia – eu mesma! – não ia me ajudar tecnicamente durante o InkTober, e só conceitualmente, exercitando a cabeça para ter ideias diárias para produções de cartuns/tirinhas/quadrinhos. Porém, eu percebi que tanto o meu traço amadureceu, quanto minha habilidade com pincel também. E isso dá pra ver comparando as primeiras ilustrações com as últimas. Eu borrava bem mais, não conseguia controlar direito o grosso/fino com pincel, etc. Mas de tudo que consegui absorver do desafio, com certeza, o que mais me surpreendeu em mim mesma, foi conseguir ter uma ideia por dia para fazer os quadrinhos.”

InkTober 2016

Renato Penov

O ilustrador paulista participou pela primeira vez no InkTober 2016 e conta que gostou por ter sido uma coisa em comunidade, onde todo mundo fica curioso para ver o que outros artistas ilustrariam no mesmo tema.
“Eu me diverti desenhando e descobrindo desenhistas.”

InkTober 2016

“Eu raramente terminava o desenho com a primeira ideia que eu tinha para aquele tema, o que pra mim indica que foi um exercício de criatividade muito bom.
Também procurei deixar o estilo dos desenhos o mais homogêneo possível, com um tom leve (na maioria dos casos) e também levando em conta o feedback das pessoas por desenhos anteriores.”

InkTober 2016

Acompanhe o trabalho do Renato Penov em seu Instagram.

Andressa Soares

“Para quem trabalha (mesmo com freela) é bem difícil participar de desafios onde tem que fazer um desenho por dia. Mas é bem legal para trabalhar a criatividade.”

InkTober 2016

“O que acho mais divertido é acompanhar o trabalho dos outros artistas que participam. Ver as pessoas saindo do conforto de usar muitas cores e passar a usar apenas nankim.”

InkTober 2016

Acompanhe mais do trabalho da Andressa em seu Instagram.

Giovana Machado

“Eu simplesmente me apaixonei, o InkTober me proporcionou uma evolução que eu não esperava, principalmente na parte de criação que sempre tive dificuldade.”

InkTober 2016

“Cada dia era algo novo, uma ideia a mais para colocar no papel. Tive várias ideias para projetos. (…) O InkTober me moldou artisticamente, eu amo o que eu faço e ele serviu como um incentivo para sempre seguir em frente”

InkTober 2016

Acompanhe a Giovana em seu Instagram.

Alexandra Calisto

A Brasiliense nos contou que nunca havia trabalhado com penas e nanquim, mas adorava os trabalhos do Ralph Steadman e Quentin Blake. O InkTober 2016 coincidiu com o momento em que ela estava lendo a biografia do Quentin, onde ele conta sobre seu processo criativo e como passou do lápis ao nanquim. Essa leitura foi o incentivo para Alexandra se arriscar.

InkTober 2016

“Foi um grande desafio fazer um desenho por dia. Além dos problemas técnicos, foi difícil decidir o que desenhar. Procurei fotos no Instagram, achei algumas no Google, peguei outras de amigos e decidi desenhar momentos espontâneos do dia a dia. Para alguns, fiz estudos a lápis primeiro ate ‘caricapturar’ a expressão que eu queria, outros foram desenhados diretamente com tinta.”

InkTober 2016

Confira todo o InkTober de Alexandra em seu Behance.

Esses foram alguns dos trabalhos do InkTober 2016 que acompanhamos. Conhece algum outro trabalho bacana para incluirmos aqui? Compartilha com a gente contato@draw.art.br 😉

 

Quer ser mais criativo? Deixe seu e-mail conosco.

Sobre

Publicitária apaixonada por cores, música, tattoo, viagem e design, MUITO design! Idealizou e resolveu dar asas ao projeto que tinha que sair da mente, a "Draw Their Ideas", que hoje é carinhosamente conhecida como Draw.

Seja ainda mais criativo!
Deixe seu e-mail conosco.

You don't have permission to register