segunda-feira, 21 agosto 2017

5 artistas que utilizam stippling

Apesar da semelhança com o pontilhismo a técnica stippling também é utilizada para a criação de ilustrações com muita personalidade, camadas e vários pontinhos. O que diferencia uma técnica da outra são simplesmente a quantidade das cores utilizadas na criação.

Enquanto no pontilhismo podemos encontrar uma gama maior de mistura de cores, no stippling é utilizada somente uma cor para a composição, para uma compreensão melhor desta técnica podemos dizer que é uma forma de simulação de diversos graus de solidez e sombreamento através de pequenos pontos de uma única cor.

A técnica foi inventada por Guilio Campagnola em meados de 1510, apesar de antiga a ténica nunca foi colocada de lado e se tornou popular em campos de criação como gravuras e esculturas. Pelas características citadas anteriormente esta técnica também é conhecida como uma versão minimalista do pontilhismo.

Julia Rennhard

A ilustradora paulista possui incríveis trabalhos utilizando a técnica aplicada nos mínimos detalhes, além também de possuir trabalhos com pontilhismo e você pode conferir em sua galeria do Behance.

M. Ramos

O artista desenvolve trabalhos de stippling e pontilhismo desde 2000. Seus trabalhos transitam entre ilustrações editoriais e científicas, além de pinturas particulares. Sem dúvida a experiência deste artista dá uma identidade única e impressionante para o seu trabalho. Para conhecer mais o trabalho de Ramos, acesse seu site.

Felipe Alves

O ilustrador cearense desenvolve ilustrações com a técnica criando camadas e sombras impressionantes.

 

Xavier Casalta

Este artista francês explora uma outra vertente do stippling através das tipografias. Ele costuma trabalhar com frases, dando uma particularidade maior para “A raposa marrom rápida salta sobre o cão preguiçoso” que pode ser encontrada através da sua destreza com a caneta técnica e precisa para a criação de seus trabalhos. Conheça mais de Xavier no seu site.

Rob Christensen

As ilustrações do artista americano são compostas praticamente em sua maioria pelo stippling. Ele possui pontos bem definidos que resultam em grandes trabalhos como estes dois exemplos abaixo e uma particularidade em ilustrar paisagens e cães. Conheça mais sobre o artista clicando aqui.

 

 

Comentários no Facebook