segunda-feira, 27 março 2017

A importância do design nos pontos de venda

Se uma boa marca, com um design bem elaborado é interessante para iniciar um novo negócio, um design consistente nos pontos de venda é fundamental para a comunicação com o cliente.
O ambiente proporcionado pelos pontos de venda  atingem reações racionais e emocionais, é preciso que o espaço seja prático, funcional e que envolva os clientes de forma a transformar o ambiente de compra e induzir o retorno. O primeiro ponto a ser observado é: O que os clientes querem e qual a forma que vou oferecer isso a eles?

As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz.
Simon Sinek

São os pontos de venda que devem proporcionar uma boa apresentação dos produtos e uma comunicação comercial consistente da marca. Uma estratégia para este espaço pode ir desde uma adequação da comunicação visual, até o treinamento de funcionários para padronização do atendimento.

É preciso saber o que o local deve transmitir e o que as pessoas esperam dele. É preciso pensar na forma de circulação no ambiente, e a experiência que você quer proporcionar. O que estará no campo de visão, mantendo os produtos sempre em destaque. Além da linguagem, onde deverá ser transmitido os valores e desejos da marca através da comunicação comercial.
O espaço deve transformar os valores em algo tangível.

Estratégia consistente de marca e pontos de venda: Vans

pontos de venda

A Vans é uma marca original de calçados focada no público jovem. Tendo a autenticidade como principal característica. Seu objetivo é incorporar a criatividade e a liberdade de expressão, no universo de esportes e na cultura jovem.

Recentemente a Vans inaugurou sua primeira loja flagship no Brasil, com projeto semelhante ao de sua loja em São Francisco, nos Estados Unidos. A madeira como material predominante remete ao material presente nos piers típicos das praias da Califórnia.

captura-de-tela-2012-08-01-c3a0s-09-56-40
pontos de venda

A iluminação e os expositores não roubam a cena, dando total destaque aos produtos da marca. Toda a identidade visual utilizada já é a característica e conhecida pelo público da marca.

As soluções dentro dos pontos de venda devem seguir uma certa lógica, onde a experiência do cliente começa antes mesmo de entrar na loja, através de sinalizações, depois passa pela entrada, e então começa o contato com os seus produtos. Ele pode ou não fechar uma compra após essas etapas, sentir-se motivado a deixar o espaço ou até mesmo voltar. Portanto a comunicação visual deve estar em equilíbrio com essa lógica, gerando melhor resultado nas vendas e no relacionamento entre o cliente e a marca.

Referências: + +

Comentários no Facebook

Seu E-Mail

Enviaremos coisas bacanudas para vocês!