segunda-feira, 27 março 2017

4 histórias por trás de grandes marcas brasileiras

Vivemos em um mundo competitivo e investir no desenvolvimento de uma boa identidade visual é primordial para se destacar seja em qualquer mercado, produto ou serviço. Somos bombardeados diariamente por um grande leque de cores, imagens, símbolos e marcas! Sim, as marcas. Basta você sair de casa, no mínimo umas 6 marcas diferentes em questão de tempo será captada pelos seus olhos. Mas já parou para pensar qual o fundamento ou até mesmo qual a história daquela determinada marca? Separamos uma lista com uma pequena biografia de grandes marcas brasileiras, confira:

01 – Azul Linhas Aéreas

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Imagem: Casos Media Lab / ESPM

Em 2008 surge uma empresa com novas propostas em oferecer melhores condições para seus clientes, a Azul. Mal sabia David Neeleman que a sua empresa seria hoje a terceira maior companhia área do Brasil em números de passageiros. Mas a história da Azul se inicia na campanha “Você Escolhe” que foi considerado um boom antes mesmo dos inicios das operações da empresa. Nesta campanha a empresa deu voz para o seu consumidor na escolha do seu futuro nome, foram mais de 108 mil cadastros, além das mais de 150 mil votações.  Diversos nomes surgiram, entre eles Azul e Samba que disputaram a final, elegendo Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. Um fato curioso sobre a história dessa marca é que os participantes que sugeriram os dois nomes foram premiados com passagens vitalícias, com direito a acompanhante para usufruir das aeronaves. A identidade visual da Azul foi desenvolvida por Gianfranco Beting, diretor de marketing naquela época, a ideia da marca a princípio era retratar de forma estilizada uma versão do mapa do Brasil. – O conjunto da marca mostra a imagem de um Brasil moderno, unido, exuberante, através da aplicação de uma cor-símbolo para cada um dos 26 estados da União. As cores predominantes da identidade corporativa são distintos tons de azul, das aeronaves aos uniformes, dos materiais impressos ao site, o azul do céu é presença dominante, em contraponto ao mapa colorido. Em 2012, após a fusão com a Trip, o logotipo sofreu algumas alterações, para que fosse marcada a presença da Trip nesta fusão, optou-se por mudar a tonalidade da letra U e foi removido o slogan “Linhas Aéreas Brasileiras”.

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Imagem: Mundo das Marcas

Referências: Mundo das Marcas, Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

02 – Troller

Imagem: Wikipedia
Imagem: Wikipedia

Nascido na trilha, criado no asfalto – a história da Troller teve início em meados de 1994, quando o engenheiro cearense Rogério Farias iniciou o seu projeto de criação de jipe para pilotos de rally. Com a sua essência voltada para atender as necessidades dos pilotos surge o maior laboratório de testes para o aperfeiçoamento do produto. Em 1997 foi oficialmente produzida a primeira linha do primeiro Troler (que naquela época até então o nome só tinha apenas uma letra L). A origem do nome Troller é um trocadilho com o nome do conhecido personagem da cultura escandinava Troll – um gnomo que habita florestas e cavernas da Noruega, protege os seus visitantes, é fiel, leal e traz sorte, mas fica bravo se ameaçam seu habitat. A alusão do nome evoca a similaridade entre o gnomo e o jipe TROLLER, dada a alta e reconhecida confiabilidade do veículo em terrenos difíceis. Uma curiosidade que vale a pena ser levantada é que embora a Ford seja proprietária da marca, a Troller é a única montadora genuinamente brasileira. Sua marca desde sua fundação tiveram poucas alterações, notamos a perda do background vermelho ao fundo e um redesign em torno do escudo onde resguarda o T, além de uma leve suavização dos elementos tipográficos.

 

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Imagem: Mundo das Marcas

Referências: Troller, Mundo das Marcas.

03- Bob’s

Imagem: Bob's
Imagem: Bob’s

Apesar de ser uma empresa brasileira, carioca da gema, o Bob’s foi fundado pelo americano Robert Falkenburg em meados de 1952. O americano ex-tenista decidiu trocar a sua carreira para investir inicialmente na produção do whipped ice cream, uma espécie de sorvete de origem americana que a base de leite e com uma textura cremosa. Robert teve inúmeras dificuldades para a consolidação de sua marca no país, além das burocracias da importação de maquinários, o restringiram de trazer ingredientes dos Estados Unidos o que acabou despertando um espírito curioso e empreendedor e ele começou a fazer descobertas de ingredientes brasileiros que proporcionavam a mesma qualidade do produto americano. Logo mais, Bob como era conhecido pelo amigos, se inovou mais uma vez e fundou sua primeira lanchonete (que está em funcionamento até hoje) em Copacabana, o Bob’s. Ampliando assim o seu cardápio com heranças americanas como hot-dog, hamburguers, sundae shakes, e dessa foi surgindo o primeiro conceito do que conhecemos hoje de redes de fast-foods e também foi o pioneiro deste conceito na América do Sul. Consequência de tamanha audácia e inovação, o Bob’s passou a ser referência e bastante frequentado por celebridades. Atualmente a rede possui mais de 1000 estabelecimentos por todo o país, além de franquias internacionais na Angola e no Chile. Com tanta história para contar o Bob’s não seria diferente quando falamos de evolução da marca, durante toda sua trajetória já vimos 6 logotipos diferentes além do último e atual redesign que foi executado em 2014. Claramente é notável que o vermelho sempre esteve presente a marca e a preocupação de tornar a marca algo moderno e compatível com as mudanças da empresa. Convenhamos, o primeiro logotipo não era bonito, mas era bem simpático, acolhedor e se vendia muito bem. Com essa evolução podemos notar o fortalecimento do nome e sua modernização com o passar das décadas.

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Imagem: Mundo das Marcas

Referências: Mundo das Marcas, Bob’s

04 – dobem™

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Imagem: Cereal Nuts

Se tem uma coisa que carioca gosta é de curtir um bom mate na praia com um biscoito globo. Mas para Marcos Leta foi necessária uma inovação além do mate. Após uma inquietude com sua profissão e a partir de um insight através do consumo diário de um determinado produto Marcos teve a brilhante ideia de fundar a dobem™ – bebidas verdadeiras.  Mas para lançar um produto em um mercado competitivo foi necessário bastante acumulo de conhecimento e técnicas para enfim – produzir um suco em caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, corantes, nem qualquer outro tipo de aditivo químico. Com o conceito de “Uma casa de suco dentro de embalagens bem legais” os sucos dobem™ em pouco tempo tomou conta dos corações cariocas, não sabemos se foi através da empatia de seus comerciais ou até mesmo pelo conceito clean de suas embalagens, o fato é que não há quem não tenha visto aquele stop motion do dj discotecando ou tenha sido atraído pelas cores que se destacam nas gôndolas dos supermecados. Porém atualmente a marca dobem™ representa muito além dos sucos das embalagens descoladas, essa marca tem sede de  – uma cultura com objetivo de não apenas vender produtos, mas sim celebrar a saúde e o bom-humor.  E com certeza isso é possível encontrar no dobem™, desde seu primeiro suco de laranja integral lançado lá em 2007 a marca vem cada vez mais agregando valor através da ampliação de seu mix de bebidas, além do suco atualmente podemos encontrar água de coco, chás, barrinhas de cereais e parcerias interessantes com marcas como Adidas, Projeto Ello e Cotton Project. (Leia mais sobre as parcerias aqui e aqui). O que podemos aprender com essa marca? Não se trata somente de mais uma marca de sucos no mercado, mas sim de um lifestyle. 

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Imagem: dobem™

Referências: Mundo das Marcasdobem™

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