segunda-feira, 27 março 2017

A Draw como você nunca viu antes

A Draw Their Ideas surgiu em 2012 como um projeto acadêmico de Cibercultura,  a ideia inicial era trabalhar as mídias sociais de uma maneira criativa, logo foi pensado um modo de inserir cultura e arte de maneira diferenciada para um público que não tinha tanta afetividade com a arte em si.

O foco inicial do projeto era explorar a colaboratividade para a construção de um conteúdo que na verdade mal sabíamos o que queríamos, apenas começamos a fazer. E foi através da nossa primeira exposição “Curta mais Ilustrações” que consistia em divulgar os trabalhos de ilustrações de um integrante do grupo que rodamos alguns bares da região e desta maneira popularizando a Draw nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga (MG).

Passada a apresentação do trabalho, a minha nova inquietação era levar para os alunos de onde estudei algumas oficinas que complementassem a matriz curricular de forma gratuita, assim nasceram as oficinas de Stencil, Artes Gráficas e o Intensivo de História da Arte. Naquele momento tudo era feito de maneira bastante intuitiva e na correria devido a falta de tempo, o primeiro logo é uma prova disso, olha aí. 😂😂😂

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Primeiro logotipo da Draw

Em meados de 2013 pra 2014 a Draw their ideas assumiu uma nova roupagem e finalmente transformou-se em um blog que a principio era voltado para conteúdos envolvendo ilustração, afinal, era uma herança do projeto iniciado na faculdade. Com o tempo fomos moldando, ampliando e definindo uma linha editorial e agregamos artes e design. E neste momento aproveitando a transição que o projeto estava passando, resolvemos substituir a tal identidade primitiva por uma mais simpática, rs.

Identidade Draw 2014-2017

Nesta identidade foi reduzido o nome “Draw their ideas” para Draw, a intenção era criar uma marca que tivesse uma forma simples, objetiva e marcante. Com isto extraímos a ideia de um balão de comunicação estilizado que fizesse analogia a comunicação com o nosso público. Desta maneira o conceito da marca consistia em um modo das pessoas comunicarem através de suas ideias, gerando assim um mundo de possibilidades e trocas de informações. Fazia assim ainda mais sentido a tradução livre do nosso nome – “Desenhe a ideia deles” – foi e ainda continua sendo parte da construção de uma identidade que é fortalecida e consolidada a cada compartilhamento de uma nova ideia, de uma ilustração hiper realista ou em aquarela, de um design super bem elaborado através do paperart, ou até mesmo um projeto fotográfico maravilhoso envolvendo um pai criativo e um filho excepcional.

A nossa vontade é cada vez podermos juntar novas ideias que possibilitem e despertem vontade nas pessoas de compartilharem da mesma opinião e vontade da gente.

No mesmo ano de 2014, a Draw lançou o seu novo Draw Entrevista em seu canal no Youtube, que agregou ainda mais na sua linha editorial. A nossa primeira entrevista de fato foi marcante e extremamente importante para iniciarmos essa ideia (diga-se de passagem de modo super improvisado naquele momento) e prosseguirmos com a nossa maneira de disseminar conteúdo criativo. De lá para cá, foram mais de 15 entrevistas, além de resenhas de livros e coberturas de eventos. Em 2017 nosso canal também passará por reformulações visando trazer ainda mais conteúdo que agregue conhecimento e inspiração para a nossa audiência.

Em 2016 expandimos mais um canal que integrasse ainda mais ao projeto, criamos diversos painéis no Pinterest que sem dúvida inspirou muita gente por aí.

Chegamos em um momento de mais uma virada no nosso projeto. Confesso que há um tempo a minha vontade de mudar a “coxinha” da Draw (é um modo “carinhoso” que apelidaram meu balão, rs) vem martelando a minha cabeça. Toda mudança trás nostalgia das coisas boas que passaram e não seria diferente com a Draw.

Foram tantas coisas conquistadas com essa marca, incluindo parceiros como a Compactor e Moleco. Além das parcerias que auxiliaram no nosso crescimento, agradeço imensamente ao Designers Brasileiros e Inspi. Também não poderia deixar de agradecer ao programador Rony Max com os serviços prestados com a Imaginare Digital e pelo carinho e atenção com o projeto. E ao Arnaldo Viana, por ser o nosso primeiro colaborador oficial e agregar muito com a #DoseTipografica. E ao Pedro Renan do Quarto Criativo, que auxiliou nessa mudança (mesmo não sendo a ideia inicial no final hahaha). E jamais também poderia deixar de agradecer nosso público por nos motivarem a inspirar a criatividade! Muito, muito obrigado!

Enfim, vamos ao que interessa! A nova marca:

Novo logotipo – 2017

O nosso novo momento trás uma nova Draw ainda mais focada em inspirar a criatividade. A decisão da mudança consistiu na criação de uma marca mais forte, sóbria e atemporal. Nossas cores ainda se mantiveram, assim como a justificativa de utilizá-las, para nós o rosa e amarelo ainda transmitem alegria, energia, vibração e criatividade.

Sempre soube que o nome “Draw their ideas” era um pouquinho complicado para ser lembrado ou até mesmo para compreender quando eu falava, por isso tomamos a decisão em reduzir o nome para Draw e assim facilitar a vida de todo mundo, inclusive a nossa 😂.

Inspirar criatividade ainda continua sendo a nossa maior missão, desta forma iremos evoluir juntamente com quem compartilha a criatividade e inspira novas pessoas.

Para ver o projeto na íntegra basta clicar no banner abaixo e conhecer um pouco mais sobre a nova Draw:

Não deixe de acompanhar também nossos outros canais: Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

Mais uma vez, muito obrigado!

Comentários no Facebook

Seu E-Mail

Enviaremos coisas bacanudas para vocês!