Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

pontilhismo

A arte do pontilhismo: luz e cores

1.39k

O Pontilhismo é uma técnica de pintura, impulsionada pela lei as cores complementares por volta do século XIX, que consiste em pequenas manchas ou pontos que chegam aos olhos do observador como uma única imagem.

A técnica é considerada uma das vertentes do impressionismo (movimento marcado por pinceladas mais livres, que buscavam retratar melhor luzes, movimentos e cores), onde as cores exercem um papel fundamental, realçando as obras através de tons e perspectivas. A técnica do pontilhismo usa a justaposição como fundamento, onde os pontos são colocados mais ou menos espaçados (de acordo com a imagem e o resultado final que se pretende atingir), provocando uma  mistura de imagens e cores ao olho do expectador, dando a impressão de um todo.

A técnica foi impulsionada por dois artistas impressionistas: Georges Seurat e Paul Signac. Suas obras dão ênfase a natureza, a valorização das cores e da luminosidade. Apresentando sombras em cores que combinada a luz retratada trazem profundidade a representação.

pontilhismo

Georges Seurat: The Seine at La Grande Jatte – 1888

Imagem por: Famous Artists Gallery
pontilhismo

Paul Signac: The Road to Gennevilliers – 1883

Imagem por: ABCGallery

O pontilhismo tornou-se um movimento popular e existem vários adeptos que utilizam da técnica atualmente no cenário mundial. Com o passar do tempo, o pontilhismo acabou originando novas vertentes, como o stippling e o tradicional pontilhismo.
O stippling consiste na utilização da técnica com pequenos pontos apenas em escala de cinza. Enquanto o pontilhismo utiliza-se de pontos em tamanhos variados e da junção de cores.

pontilhismo

Márcio Ramos

O  designer Miguel Endara fez o retrato do seu pai usando a técnica com apenas uma caneta, 210 horas e aproximadamente 3,2 milhões de pontos.

Miguel Endara: Hero - 2011

Miguel Endara: Hero – 2011

 


Alguns artistas unem a técnica do pontilhismo a outras técnicas. Como o Will Barcellos, que já fez parte do Draw!Entrevista e contou um pouco do seu trabalho.


Will produz várias ilustrações através da junção do pontilhismo com a aquarela, chegando a um resultado incrível.

pontilhismo

pontilhismo

Referências: +

 

Quer ser mais criativo? Deixe seu e-mail conosco.

Sobre

Publicitária apaixonada por cores, música, tattoo, viagem e design, MUITO design! Idealizou e resolveu dar asas ao projeto que tinha que sair da mente, a "Draw Their Ideas", que hoje é carinhosamente conhecida como Draw.

Comments

Seja ainda mais criativo!
Deixe seu e-mail conosco.

You don't have permission to register